quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mensagem de dezembro do presidente do RI, Kalyan Banerjee

 Kalyan Banerjee, presidente 2011-12 do Rotary International

Meus queridos irmãos e irmãs no Rotary,

No final de agosto, eu e Binota estávamos em Gana quando o vice-chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Sam Okudzeto, e rotarianos locais nos levaram à cerimônia de inauguração de um projeto de água em uma pequena vila chamada Abutia Teti, distante aproximadamente 60 quilômetros da capital, Acra. Quando chegamos lá, por volta das 11 horas da manhã, parecia que toda a comunidade estava esperando desde cedo para nos dar as boas-vindas.

Antes da implantação desse projeto, as mulheres precisavam caminhar cerca de cinco quilômetros carregando baldes de água que pegavam no rio. Agora, a comunidade possui uma fonte de água limpa e segura, vinda do poço aberto na vila. Este foi um projeto simples, porém eficaz, que o Rotary organizou em conjunto com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. O que mais nos impressionou naquele dia foram as famílias: homens, mulheres e crianças, todos dançando, cantando e saudando nossa visita. Aquele momento me fez pensar que em todo o mundo as comunidades são formadas por famílias.


Fico muito feliz que a prioridade do Rotary este ano seja a família, onde a vida, o nosso dia e o serviço rotário devem começar. Porque a base da comunidade e do Rotary não é o indivíduo, mas a família. 

Uma das minhas principais prioridades é incentivar a participação da família nos serviços rotários. Tenho certeza de que o rotariano não deve ter que escolher entre o Rotary e sua família. Ao contrário, o Rotary deve servir para unir ainda mais as famílias. No meu caso, se eu não puder levar a Binota comigo a um evento, eu simplesmente não vou! Porque o Rotary não é apenas para mim, mas para nós dois. Quero encorajar os distritos a receber as famílias nas Conferências Distritais, envolver os cônjuges e crianças em projetos humanitários e planejar reuniões levando em consideração as famílias dos rotarianos. Quanto mais as famílias participarem, mais nossa organização crescerá. 

O que é o Rotary? Sem dúvida, o Rotary é muitas coisas, mas podemos resumi-lo nesta frase: Ame o próximo como a si mesmo. O Rotary é amor, e este amor começa conosco e com aqueles mais próximos a nós.

* O autor é Kalyan Banerjee, presidente 2011-12 do Rotary International.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More