quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Arrecadação de alimentos


Para quem não sabe, a RDI Geórgia Diogenes visitou a Área I no início do mês de dezembro, a nossa cidade foi privilegiada com a visita dela no dia 13.12.2010 no qual foi possivel ela conhecer grande parte dos nossos novos sócios. No final de semana seguinte fizemos no sábado 18.12 um pedágio, como ja foi postado, e no dia 19.12 uma arrecadação de alimentos para famílias carentes que constantemente nos procuram para doações. Estava previsto que a arrecadação de alimentos fosse durante os dias 19 e 20, juntamente com o Rotaract Club de Cajazeiras, porém, como não houve ajuda por parte do Rotaract fizemos apenas no dia 19 e o saldo de alimentos ficou somente para o nosso club. Foi realizado no domingo à tarde, nos arredores da praça Oitiçicas, onde arrecadamos cerca de 100kg de alimentos não-pereciveis. Foi uma tarde muito agradável em que podemos ver que a cidade gosta de ajudar e já conhece mais o trabalho do Interact Club de Cajazeiras.

Arrecadação para a Pólio




Foi realizada na manhã do dia 18/12 um pedágio na cidade de Cajazeiras, para arrecadação de fundos para doarmos vacinas contra a Poliomielite, no projeto arrecadamos cerca de R$350,00 que serão totalemente revertidos para o órgão do Rotary responsável em distribuir esse dinheiro.




A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

Transmissão

O modo de aquisição do poliovírus é oral, através de transmissão fecal-oral ou, raramente, oral-oral. A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.



Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória), meningite ou, eventualmente, evoluir para o óbito. Desenvolvendo ou não sintomas o indivíduo infectado elimina o poliovírus nas fezes, o qual pode ser transmitido para outras pessoas por via oral. A transmissão do poliovírus ocorre mais freqüentemente a partir do indivíduo assintomático. A eliminação é mais intensa 7 a 10 dias antes do início das manifestações iniciais, mas o poliovírus pode continuar a ser eliminado durante 3 a 6 semanas. A poliomielite não tem tratamento específico.



Riscos

A poliomielite ainda é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. Existem perspectivas de erradicação, mas elevado número de pessoas que deslocam de e para áreas endêmicas fazem com que o risco de reintrodução da poliomielite seja preocupante e, enquanto existirem áreas endêmicas no mundo, permanente. Não sem razão, entre 2003 e 2005, a doença foi reintroduzida , através de casos importados, em 25 países de onde fora anteriorment eliminada.


No Continente Americano, o último caso de poliomielite paralítica causado pelo poliovírus selvagem ocorreu no Perú em agosto de 1991. Em 1994 a eliminação da poliomielite no Continente Americano, o primeiro a obtê-la, foi atestada por uma Comissão Internacional. No Brasil, o último caso de poliomielite com o vírus selvagem ocorreu em 1989, e o país recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994. No entanto, o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em países de onde a doença já foi eliminada, torna mandatória a vigilância continuada dos casos de paralisia flácida e a manutenção dos programas de imunização para a poliomielite. A vacina contra a poliomielite faz parte do Calendário Básico de Vacinação, e é aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Além disto, é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Imunização, na qual são vacinadas crianças com idade de até cinco anos.


Manifestações

Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença e mais 95% das infecções são assintomáticas. O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. Quando ocorrem, as manifestações são semelhantes às de outras doenças, como infecções respiratórias (febre e dor de garganta, "gripe") ou gastrintestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação - "prisão de ventre" - ou, raramente, diarréia). Na maioria das vezes as manifestações desaparecem em uma semana e não ocorre comprometimento do sistema nervoso central.

Em algumas pessoas, após as manifestações iniciais, pode surgir um quadro de meningite asseptica, geralmente, com recuperação completa em até dez dias sem que ocorra paralisia. Contudo, em uma em para cada 200 pessoas infectadas pode haver o desenvolvimento de poliomielite paralítica. A paralisia flácida geralmente começa entre 1 e 10 dias depois das manifestações iniciais e progride por 2 a 3 dias. A poliomielite não tem tratamento específico. Muitas pessoas que desenvolvem poliomielite paralítica se recuperam total ou parcialmente, mas 2 a 5% das crianças e 15 a 30% dos adultos podem evoluir para o óbito.



Medidas de proteção individual

A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. Existem dois tipos de vacinas, a Sabin (oral, com vírus atenuado) e a Salk (injetável, com vírus inativado). A vacina oral contra a poliomielite não deve ser utilizada em pessoas com imunodeficiência (inclusive portadores de HIV) e nem em contactantes destes indivíduos, situações nas quais deve ser utilizada a vacina produzida com vírus inativado (injetável). Os indivíduos com imunodeficência, além do risco maior de poliomielite vacinal, podem eliminar o vírus pelas fezes por períodos prolongados (meses, anos), o que facilita a ocorrência de mutação ("reversão") e constitui um risco para pessoas não vacinadas. O Cives recomenda às pessoas com viagem programada para áreas de risco para poliomielite, que:




Atualizem seus esquemas vacinais contra poliomielite, independentemente da idade (criança ou adulto).


Adotem medidas de prevenção contra as doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos (poliomielite, cólera, febre tifóide, hepatite A, hepatite E).


Atualizem a vacina contra febre amarela (validade de 10 anos) e outras doenças imunopreveníveis (como sarampo).


Utilizem medidas de proteção individual contra a malária (paludismo), doença endêmica no Continente Africano e Subcontinente Indiano, contra a qual não existem vacinas disponíveis.


Em países que estiveram ou ainda estão em guerra, não andem por áreas desabitadas ou evitadas pela população local, pelo risco acidentes com minas terrestres explosivas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ida aos abrigos de Cajazeiras





Foi realizado durante duas tardes o projeto de visita aos abrigos, Lucas Zorn e O Re-encontro, situados na cidade de Cajazeiras.
Foram tardes muito legais, em que os nossos jovens procuraram interagir com os idosos que precisam de muito carinho de nós todos.
Mais um projeto realizado com Sucesso.
Muito obrigado à todos os sócios que participaram.
O projeto foi realizado pelo companheiro Renan Soares, da comissão de projetos do nosso club.

sábado, 13 de novembro de 2010

Halloween do IC

Companheirismo realizado na casa da amizade, na noite do dia 12.11 em comemoração à semana interactiana. Foi muito bom, quem não foi, perdeu !




História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a
Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico
folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do
Saci (comemorado também em 31 de outubro).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dia das crianças.

Na tarde de 14.10.10 foi realizada na AABB o dia das crianças do IC/Cajazeiras para duas creches e uma escola infantil, com crianças de 3 a 6 anos, uma tarde prazerosa, e animada, com muita música, lanchinhos, refri, algodão doce e brinquedos. Que essa esperança de um futuro melhor para as nossas crianças continue sempre forte. fotos abaixo.



Jovem que é jovem, não quer só festa,quer INTERFEST o/

Como o próprio Titulo já diz, Jovem que é Jovem não quer só festa, quer INTERFEST, a festa foi realizada na noite do sábado 25.09.10 [/ data repassada a mim por: Mayrla B. e Myria ;) ] com muita animação, cuidado e divertimento, fizemos uma noite super agradável na Area de Lazer Alcindo Xavier, a I Interfest foi o pipoooco [/tipo muito bom, pra quem não sabe o que é pipoco] e logo logo, faremos a II fiquem de olho e que não é do nosso club fique a vontade para participar o/. O Dj Romualdo animou a galera a noite toda, do estilo IC, e nos como somos jovens não gostamos nadinha, né? Imagens abaixo ;)


Diga não à corrupção !

Sei que hoje, as eleições já passaram [/ =X] mais durante o processo politico o nosso IC fez a companha " Não à Corrupção" pois, como todos sabemos a maioria dos jovens e adultos [/ pelo menos na nossa região] vendem seus votos, ficando assim sem praticar a democracia pela qual tanto lutamos. Foto abaixo.

Doação de Alimentos

No dia da caridade arrecadamos muitos quilos de alimentos como já foi citado nesse blog, então fizemos o sopão e o restante doamos, uma das famílias foi a qual coloco a foto abaixo, a família era de 4 pessoas,  a mãe e três filhos [/se não me engano], doamos roupas e alimentos e eles ficaram muito felizes com a doação, já que foi de todo coração.



No mais, satisfeita.

Post by: Viviane Dias / sub-comissão de internet.

Vários projetos com um só fim.

Queridos companheiros que conhecem o nosso club, é lindo como temos 64 sócios ativos, não? Eu sei que as plenárias cheias, as grandes ideias, a grande interacão e sermos o mais club do distrito 4.500 e de muitos distritos pelo Brasil dá a ideia de que é mais fácil assim né?

Queridos companheiros que não conhecem o nosso club. Temos 64 sócios ativos, ou seja 64 cabeças com diferentes ideias que ás vezes se confrontam demais, pra fazer um projeto simples tivemos que dividir em 4 grupos, porque não vamos chegar +/- 60 pessoas á um local pequeno pra fazer projeto pois irão pensar que é um arrastão [/usashuusahsua].

Enfim, fiz esse post para falar do nosso projeto e até agora nada né?
Fizemos uma lista com 60 sócios e sorteamos números para cada um deles, desses números dividimos em 4 grupos para 4 lugares diferentes da cidade.
lugares: CAPS AD [/álcool e drogas] , CAPSI [/infantil], Lar dos Idosos " O re-encontro" , Lar dos Idosos " Lucas Zorn".
no CAPS AD não deu certo de irmos por motivos internos e de desorganização do grupo. [/ se não for me avisem que eu retifico (Y)].



e os outros foram feitos com muita alegria e descontração, já que o objetivo era não só divulgar o club mais também doarmos um pouco de nós mesmos. Aqui em baixo vão as fotos =).
Projeto do CAPSI ^

Projeto no lar dos Idosos " Lucas Zorn" ^

Projeto no Lar dos Idosos " Lucas Zorn" ^

Projeto no Lar dos Idosos " O re-encontro" ^

Disfile cívico da cidade de Cajazeiras- 148 anos de emancipação política.


Olá companheiros, depois de algum tempo volto à este blog; decorrente de alguns fatos acontecidos esté meio atrasados, mais vamos lá atualizar a partir de agora.

Bom, como o título já diz, esse ano, pela primeira vez, o Interact Club de Cajazeiras, participou como club de serviço do desfile cívico da cidade. A nossa cidade completou 148 anos com o desfile cívico tradicional, que todos os anos leva milhares de pessoas à rua Comandante Vital Rolim, centro da cidade. [/ local do desfile e idade de Cajazeiras By: Myria sócia do nosso club (Y)]
O trabalho serviu como divulgação do nosso club, já que poucas pessoas conhecem o que realmente é.
Com cerca de 50 sócios o desfile foi um sucesso e prometemos a cada ano voltar com grandes novidades.
No mais, satisfeita.

Post by: Viviane Dias/ sub-comissão de internet deste club.

sábado, 14 de agosto de 2010

Sopão Comunitário

Projeto do companheiro Renan e mais uma vez sucesso, com 65 pessoas, entre sócios e convidados, o projeto fez um sopão e distribuiu gratuitamente em um dos bairros pobres da nossa cidade. Como alguns sócios carinhosamente hoje em dia dizem, "é, a criança cresceu!" nosso interact club, paixão da nossa vida, digamos assim, está quase adolescente, com 60 sócios ativos somos o maior club do distrito 4.500 com muito orgulho e trabalho.

Dia da Caridade

Projeto "Dia da Caridade" do companheiro Renan foi realizade nos dias 24&25/07 na nossa cidade com o intuido de arrecadar alimentos não perecíveis para fazermos doações, arrecadamos mais de meia tonelada de alimentos; foi o primeiro projeto da gestão da companheira Hyolitta e foi Sucesso.

Servir, Servir & Servir !

Posse da gestão 2010/2011 realizada no dia 10/07/2010 na cada da amizade ( sede do Rotary Club de Cajazeiras), tendo a companheira Hyolitta Araújo como presidente dessa gestão que foi dado início tendo como tema  " Servir, Servir e Servir!" só podemos desejar sorte a nossa companheira nessa mais nova empreitada, e que continuemos sendo esse club forte, grande e trabalhador, pra cada vez mais ajudarmos a sociedade.

CODIC 2010













A codic 2010 foi SHOW, realizada nos dias 05,06,07/06/2010 na Cidade de Guarabira-PB, a codic Denominada "A CODIC foi pro Brejo!" foi um sucesso, e o nosso club foi quem ganhou mais premiações =)

tais delas, foram:
Club Padão (1º lugar na CODIC)



Maior Caravana


Melhor Quadro Social


Melhor Internacionais


Melhor Animação


Mister CODIC 2010

Valeu Cajazeeeiras, e no próximo ano será em Cajazeeiras, o pipoco vai ser booom'

domingo, 16 de maio de 2010

Dia das Mães


Seguindo a Tradição de nosso clube, mais uma vez feito o projeto de Dia das Mães no Lar dos Idosos, no qual distribuímos Rosas para as Idosas ali presente.
Contagiados com tamanha delicadeza e simpatia delas, realizamos e encerramos mais um projeto com sucesso e consciência do imenso bem e colaboração que fizemos.

Projeto "Diga Não as Drogas"


Realizado dia 08/05/10 num grupo de catequese da igreja São Pio X, o projeto visou o objetivo de conscientizar as crianças e também prepará-las para o futuro de si próprias, passando longe das drogas na qual podem ser o motivo de destruição de vidas!
Apresentado com uma palestra do companheiro Adriano e uma peça teatral dos outros companheiros.
E outro projeto realizado com muito sucesso!

sábado, 17 de abril de 2010

Projeto de arrecadação de Fundos


1° FeijoInter!

Adquira seu ingresso com os sócios do clube e venha participar!

* Música ao Vivo e muita Feijoada!

Contamos com sua presença!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto " Tudo que sobra, falta" !


Mais uma vez nós do Interact Club de Cajazeiras finalizamos um projeto com sucesso.

O Projeto " Tudo que sobra, falta" , apresentado pela companheira Viviane, no qual todos nós sócios participamos ativamente do projeto.
Escolhemos uma família e fizemos a doação das roupas que conseguimos arrecadar pela doação dos próprios sócios.

Mais uma ação interactiana com sucesso. Mais um sorriso no rosto de quem necessita de ajuda!

Companheirismo de Carnaval



Não importa a fantasia... Mas somente a alegria!

Companheirismo realizado na sede do Club na semana de Carnaval...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More